
No próximo dia 20 de novembro, os advogados mossoroenses vão escolher a nova presidência da subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade e decidir quem vai fazer parte da equipe que terá a missão de defender a classe jurídica nos próximos anos. Duas chapas disputam a eleição. O atual presidente, Humberto Fernandes e seu vice, Aldo Fernandes, tentam a reeleição, enquanto os advogados Samara Couto e Gilvan Cavalcanti surgem como oposição.
Para conquistar o apoio dos cerca de 800 advogados da cidade, os candidatos iniciaram uma série de visitas a escritórios e veículos de comunicação para tornar conhecidas suas propostas. Em comum, a busca da aproximação entre a Ordem e a comunidade.
Humberto Fernandes tem na defesa das prerrogativas dos advogados uma das principais bandeiras de campanha. Em novembro de 2007, ao questionar na Justiça a decisão do Ministério Público de invadir escritórios de advocacia na cidade para cumprimento de mandados de busca resultados da "Operação Sal Grosso" - que investigava irregularidades na Câmara Municipal de Mossoró - e ganhar o apoio da OAB nacional, o advogado fortaleceu sua representatividade entre os profissionais da área.
"Vamos manter a defesa das prerrogativas, assim como trabalhar para concluir a reforma e ampliação da sede da Ordem e criar o escritório modelo para apoiar os novos advogados", disse. Ontem, ele se licenciou da presidência da OAB para se dedicar à campanha.
Do outro lado, a advogada Samara Couto aposta no resgate da Ordem para os advogados como forma de trabalho e transparência nas atividades da OAB e questiona a busca da reeleição por parte da chapa adversária. "A própria OAB nacional orienta que não haja reeleição", disse. Para ela, a atual presidência da Ordem se distanciou de discussões importantes para a cidade, como saúde e educação. "A OAB se afastou dos advogados. Queremos restituir a OAB para servir melhor a advocacia", disse.
Embora a estimativa seja de que existam hoje na cidade cerca de 800 profissionais, apenas 400 ou 500 estão aptos a votar.
Atual gestão da OAB-RN defende prerrogativas
O vice-presidente estadual da OAB, Aldo Medeiros, esteve ontem em Mossoró para fazer campanha, em visita a veículos de comunicação da cidade. Ele é o vice na chapa do atual presidente estadual da Ordem, Paulo Eduardo, que tenta a reeleição.
Para Aldo, uma das premissas do trabalho da Ordem no Estado nos últimos anos tem sido defender, ao máximo, as prerrogativas dos advogados, defendendo seu livre exercício da profissão. "Aqui em Mossoró tivemos um caso muito importante, que foi o da Operação Sal Grosso, em que a subseccional conseguiu se posicionar muito bem em defesa dos colegas. Essa defesa da profissão está garantida em nossas propostas de gestão", comentou.
Em entrevista a emissoras de rádio e TV da cidade, o vice-presidente considerou importante o apoio aos novos advogados e à formação deles. "Estamos defendendo a proposta do escritório modelo, em que os recém-formados e aprovados no Exame de Ordem terão apoio e serão bem recebidos para iniciar sua carreira jurídica", ressaltou.
Fonte: http://www.defato.com/mossoro.php#mat4
Nenhum comentário:
Postar um comentário